PÓS-GRADUAÇÃO . EDUCAÇÃO

Alfabetização e Letramento

Duração 6 a 18 meses
Pós-graduação EAD na área de Educação

A pós-graduação em Alfabetização e Letramento apresenta os mais recentes e modernos conceitos e metodologias sobre o processo de Alfabetização e do Letramento.

O propósito é preparar profissionais da educação para que contribuam com o processo de aprendizagem dos alunos quanto à escrita, leitura e análise crítica.

Mensalidade

Quais conteúdos são estudados nesta especialização?

A formação apresenta conteúdos específicos sobre o tema, embasamento na língua portuguesa e fundamentos do processo didático para atuação na prática pedagógica.

Com base nisto, o curso visa: apresentar os principais conceitos e metodologias que tratam dos aspectos da alfabetização e do letramento; desenvolver ações que permitam a atuação docente com crianças, além de estratégias de gestão de processos e projetos no setor.

A especialização em Alfabetização e Letramento foi dividida em 16 disciplinas.

Por que escolher a pós-graduação em Alfabetização e Letramento?

Inserir conteúdos educacionais nos primeiros anos de vida é fundamental para a formação cidadã e intelectual das crianças. Desta forma, as famílias junto com as escolas assumem um papel de suma importância na condução destes alunos.

Por isso, é necessário que os profissionais da educação se especializem cada vez mais e aperfeiçoem os seus conhecimentos sobre o âmbito escolar. A pós-graduação em Alfabetização e Letramento é uma formação essencial para quem já atua no setor e/ou deseja ingressar. Ela tem o objetivo de desenvolver habilidades para o uso correto de métodos e ferramentas eficientes no trabalho de docência com escrita e a leitura.

A especialização propõe aos educadores conceitos e metodologias aplicadas para que saibam alfabetizar letrando. Embora um dependa do outro, são duas questões diferentes. Ou seja, muitas crianças são alfabetizadas e não possuem o letramento, que consiste no uso da alfabetização para realizar uma leitura de mundo mais ampla, interpretando a leitura além dela, contextualizando-a e refletindo-a.

O curso visa preparar o profissional para atuar de forma clara, objetiva e efetiva, com diversos segmentos sociais e faixas etárias.

Quem é o público-alvo desta formação?

A pós-graduação em Alfabetização e Letramento é designada aos professores da educação básica, supervisores e diretores escolares, outros profissionais que atuam e possuem uma graduação no ramo da educação ou áreas correlatas e que desejam conhecer mais sobre o processo de leitura e escrita na alfabetização.

Qual a grade curricular da especialização?

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Módulo I
Alfabetização e Letramento 60
Alfabetização e Letramento 20
Métodos de Alfabetização 20
As cartilhas na alfabetização 20
Módulo II
O Lúdico na Alfabetização e Letramento 60
O papel do lúdico na alfabetização e letramento 20
A produção do material pedagógico 20
A importância dos jogos 20
Módulo III
Processo Alfabetizador 60
A Psicogênese da Língua Escrita 20
A Sequência Didática 20
A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 20
Módulo IV
Leitura, Avaliação e Tecnologia na Alfabetização 60
A leitura: uma aprendizagem 20
A Avaliação na Alfabetização 20
Uso da Tecnologia na Alfabetização 20
Módulo V
Ambiente Alfabetizador e Formação de Leitores 75
Paulo Freire e a Leitura do Mundo 25
Ambiente Alfabetizador 25
A Literatura Infantil e a formação de novos leitores 25
Módulo VI
Empreendedorismo e liderança 60
O Empreendedorismo 20
Liderança e Gestão 20
Comunicação e Liderança – 20

Como está o mercado de trabalho para educadores de alfabetização e letramento?

O profissional com especialização em Alfabetização e Letramento encontra oportunidades na docência, podendo ministrar aulas nas séries iniciais e na educação infantil, seja em escolas públicas ou privadas.

Também há chances de contratação no ensino de jovens e adultos em modalidades especiais, como o projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas, caso você não queira atuar como professor (a), pode seguir para o ramo da consultoria e tutoria. E se você for de áreas correlatas, pode usufruir do conhecimento da especialização para ampliar as suas práticas de atendimento.

Cursos no formato EAD também buscam profissionais com esta formação para ministrarem videoaulas e atuarem na produção de conteúdo e acompanhamento de alunos.

Segundo dados do Salariômetro da Fipe, a média salarial nacional para o educador com esta formação é de R$ 2.319,00.

Por que estudar na MULTIVIX é a sua melhor opção?

Sabemos da importância de inserir uma educação de qualidade já nos primeiros anos de vida de uma criança para a sua formação cidadã e intelectual. Por isso, a pós-graduação em Alfabetização e Letramento da Multivix visa capacitar profissionais para colaborarem com o processo de aprendizagem de leitura e escrita dos alunos, além de estimularem a reflexão e análise crítica acerca das palavras e seus contextos.

O curso é ofertado pelo modelo de educação Ensino a Distância (EAD), no qual você terá total liberdade para organizar o seu cronograma de aulas e aquisição de conhecimentos. Contará com um corpo docente formado por professores, mestres e doutores especializados e capacitados para contribuírem com a sua formação.

A modalidade de ensino é regulamentada pelo Ministério da Educação e o seu diploma terá validade em todo o território nacional. Além disso, você terá a sua disposição um grupo de tutores preparados para esclarecimentos.

Invista na pós-graduação em Alfabetização e Letramento da Multivix e se destaque na área!

Tenha uma das melhores faculdades do Brasil no seu currículo.

Quero receber informações e promoções exclusivas da Pós Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!