Matricule-se!
Inscreva-se!

Ciências Biológicas o que é?

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está na categoria de ciências exatas, e pode-se dizer que seja a mais humana de todas as exatas. É um curso com vasta abrangência, desde o estudo de seres vivos unicelulares até complexos biossistemas, e podem haver diversos tipos de especializações dentro da área. É notória a necessidade de profissionais da Biologia para o mundo atual. A educação ambiental, a economia da natureza, o método científico e a experimentação, bem como outros estudos de ciências em prol da população mundial, são extremamente necessários para a sobrevivência da humanidade. Educar para a Ciência é cada vez mais necessário nos dias de hoje.

Ciências Biológicas

Sim. Biologia é o estudo da vida. O termo Ciências Biológicas foi usado para tentar explicar a abrangência desta área. 

Como existem várias ciências dentro da Biologia, houve a necessidade desse termo, da mesma forma que o termo Biologia foi cunhado em meados do século 19, e era conhecida anteriormente, no período pré-socrático, como História Natural, Fisiologia da Natureza, Teologia da Natureza, Mineralogia, entre outros.

A Biologia abrange um conjunto de ciências em que estão incluídas as Ciências Naturais, que abarcam a Física e a Química; as Ciências da Terra; e as Ciências Interdisciplinares, como  a Bioquímica, a Biofísica, a Biogeografia, entre várias outras.

A pessoa que estuda Biologia descobre as mais vastas possibilidades de conquistar conhecimento e abre um leque de oportunidades de aprendizado autônomo.

Quanto tempo leva para terminar o curso?

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas possui uma grade curricular incrível que privilegia o aluno pela qualidade de seus conteúdos de cada disciplina, tendo a duração de 8 semestres, com uma carga horária de x horas.

A pessoa formada em Biologia pode trabalhar em quê?

O licenciado  em Biologia estará apto a dar aulas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em escolas privadas ou públicas. 

O profissional Biólogo terá a capacidade de mostrar aos seus alunos um mundo novo, cheio de possibilidades para descobrir muitas coisas que a ciência ainda não consegue explicar. Poderá escolher ser um profissional de excelência na arte de educar para a Ciência, para o pensamento crítico, curioso para novas descobertas, experimentos, formulações de hipóteses e teorias.

O Biólogo poderá se apaixonar por ensinar seus alunos a buscar o conhecimento como seres autônomos e dotados de inteligência, que poderão, sim, ser importantes para o mundo em que vivemos. Um professor de Biologia pode mudar o cenário mundial por meio da missão de mostrar aos alunos que eles também podem fazer a diferença no mundo — de uma forma produtiva, positiva e sustentável, pois o investimento estará nos jovens.

Mas também é possível trabalhar em outras áreas além da docência, como se especializar em laboratórios ou mesmo trabalhar com pesquisas em diversas áreas, como: biologia celular e molecular, genética, ecologia, ecoturismo, entomologia, saúde pública, educação em saúde, preservação ambiental, gestão ambiental, biotecnologia, entomologia forense, botânica, zoologia, bem como alguns trabalhos no ramo do agronegócio, entre outras.

Quanto ganha um profissional de Licenciatura em Ciências Biológicas?

Existe um mercado diversificado para Biólogos, desde os estágios em Biologia, que pagam, em média, 700 reais mensais, até profissionais da educação, gestão ambiental ou consultor em meio ambiente, ganhando salários que giram em torno de 6.000 a 7.000 reais, bem como trabalhos em pesquisas e consultorias voltados para o agronegócio, que são os mais valorizados.

Fazer curso na modalidade EaD vale a pena?

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esta modalidade está cada vez mais presente na sociedade, e estudos mostram que em pouco tempo o ensino será quase que totalmente à distância, principalmente pela vantagem de economizar tempo e custos, e também pela flexibilidade de poder estudar em qualquer horário.

O curso EaD é indicado principalmente para as pessoas que trabalham e não conseguem ter tempo para estar presentes obrigatoriamente nos polos. E ainda proporciona autonomia ao aluno, fazendo com que ele tenha mais confiança de expandir o seu aprendizado e conseguir estar pronto para o mercado de trabalho logo após a conclusão do curso.

Na MULTIVIX, o aluno terá acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem com recursos de fórum, chat, biblioteca virtual, agenda, entre outras atividades necessárias (como videoconferências), dispondo de sistemas de comunicação via internet para atender à demanda dos alunos acerca de aulas e resolução de suas dúvidas em relação aos conteúdos estudados.

Os alunos irão desenvolver atividades on-line, podendo contar com os tutores à distância, que estarão disponíveis conforme os dias e horários organizados pela coordenação do curso. Serão atividades em grupo ou individuais que têm como objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica, intuitiva e colaborativa, com feedback dos tutores aos alunos.

Além das atividades, o estudante fará avaliações on-line e presenciais em cada disciplina. As atividades avaliativas poderão ser objetivas, discursivas, descritivas, narrativas ou dissertativas, e irão abordar os conteúdos estudados e trabalhados, envolvendo conhecimentos, competências e habilidades de cada disciplina.

O diploma EaD é o mesmo do presencial?

Na MULTIVIX, o diploma EaD é exatamente o mesmo do presencial.

Por que estudar na MULTIVIX?

A MULTIVIX é uma Instituição de Ensino que prioriza qualidade de aprendizagem para o aluno. O curso é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e possui uma qualidade de ensino já reconhecida nos cursos presenciais, com conceitos de excelência.

O aluno pode estudar onde estiver e em qualquer horário. Além de tudo, conta com uma mensalidade que cabe no seu bolso e o material didático é gratuito para download.

A MULTIVIX dispõe de polos com laboratórios completos para as aulas práticas com professores e tutores qualificados para poderem proporcionar a melhor experiência de aprendizado aos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho logo após o seu egresso.

Como estudar na MULTIVIX?

Na MULTIVIX, o aluno pode ingressar no curso de Ciências Biológicas por:

  • processo seletivo principal, que é composto de uma prova objetiva e uma redação;
  • processo seletivo simplificado, por meio das vagas remanescentes, onde é realizada uma redação on-line;
  • ENEM, que é o Exame Nacional do Ensino Médio;
  • ENCEJA, que é o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos.

 

 

Nova call to action

Mais informações

Duração do curso: 4 ANOS (8 PERÍODOS)

Grau: Licenciatura

Outras Informações

Insta_Multivix_Ciências-Biológicas


Matriz curricular

SAIBA MAIS!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, deixe o seu contato que lhe enviaremos um material com tudo o que você precisa saber sobre a Multivix.