Matricule-se!
Inscreva-se!

Gestão de Tecnologia da Informação

A Gestão de Tecnologia da Informação está diretamente ligada ao desenvolvimento da capacidade de processamento de dados de uma empresa. Essa graduação, por meio da integração de elementos de gerenciamento, administração e conhecimento computacional, demanda do profissional aperfeiçoamento constante para que sua rotina seja sempre ágil.

Gestão de Tecnologia da Informação: o que é?

A Gestão da Tecnologia da Informação pode ser definida como a tarefa de gerenciar sistemas e recursos tecnológicos com a função de atender a alguns pilares importantes como parte do setor de TI de uma operação, seja ela empresarial ou não.

Essa é uma área que compreende tanto o gerenciamento de softwares e hardwares quanto de pessoas, já que o objetivo principal é otimizar processos e garantir que as informações gerenciadas possam ser acessadas de forma simples e rápida como parte de toda a estrutura de trabalho.

Por que cursar Gestão de Tecnologia da Informação

O profissional graduado em Gestão de Tecnologia da Informação (gestor de TI) tem como diferencial para sua carreira um amplo mercado de trabalho que comporta desde funções ligadas à criação e desenvolvimento da rede interna de uma empresa até a escolha e a implantação dos recursos de informática que melhor se encaixam como parte da estrutura da qual ele faz parte. 

Esses quesitos fazem com que o serviço prestado por um profissional de TI seja essencial como parte da estrutura de empresas de todos os tamanhos, o que agrega valor a todas as funções desempenhadas como parte dessa profissão.

Com isso em destaque, a valorização do gestor costuma acontecer de forma ágil, o que gera desde a ampla oferta de vagas de estágio de Gestão de Tecnologia da Informação até trocas rápidas de cargo que acarretam uma política de rápidos reajustes salariais.

Em consonância com o apelo financeiro, também existe a agilidade referente às ferramentas utilizadas na área, já que inovações são descobertas e implementadas com bastante regularidade. Essa característica garante um ambiente desafiador e ideal para quem está em busca de uma troca de conhecimento dinâmica.

O mercado de trabalho para gestores de Tecnologia da Informação

O mercado de trabalho para graduados e estudantes de Gestão de Tecnologia da Informação está aquecido no Brasil e no mundo há mais de uma década. A falta de profissionais qualificados para desempenhar a função acaba gerando gargalos de desenvolvimento em diversos setores.

O Guia da Carreira ressalta que, já em 2013, uma média de 15 mil vagas não encontravam profissionais qualificados para preenchê-las, acarretando na oferta de salários atrativos para gestores de Tecnologia da Informação, que —- para profissionais com um pouco mais de experiência e em cargos de direção — pode facilmente ultrapassar a casa dos R$ 15 mil.

As funções de um gestor de Tecnologia da Informação compreendem uma ampla gama de atividades, já que suas tarefas podem ir desde a gerência de sistemas informatizados até o reparo de redes.

Como parte das tarefas que o profissional de Gestão de Tecnologia da Informação pode desenvolver, também consta a administração de infraestrutura física e lógica, implantação de processos de suporte e consultoria para decisões financeiras e de implantação de melhorias que compreendam a área computacional do seu local de trabalho.

O que se aprende no curso de Gestão de Tecnologia da Informação

Um estudante de Gestão de Tecnologia da Informação tem como base de seu currículo o desenvolvimento de habilidades técnicas capazes de garantir a ele todos os recursos para implementar e administrar sistemas de informação de dados

Como parte dessa jornada para se tornar um gestor de Tecnologia da Informação é possível dar mais prioridade para pontos como segurança, desenvolvimento de soluções personalizadas, por meio da criação de softwares, entre outras atividades.

Em todo caso, o futuro profissional em Gestão de Tecnologia da Informação deve passar por tópicos como Gerenciamento de Infraestrutura, Gestão de Recursos Humanos, Lógica, Modelagem de Sistemas, entre outros pontos importantes na construção do conhecimento para a área.

Os diferenciais de cursar Gestão de Tecnologia da Informação EAD na Multivix

Um dos pontos mais importantes como parte do curso de Gestão de Tecnologia da Informação a distância oferecido pela Multivix é a possibilidade de adequar o ritmo do aprendizado às necessidades do aluno. 

Isso acontece por meio de ferramentas on-line que garantem ao futuro gestor a viabilidade de assistir às aulas e realizar os exercícios como algo realmente integrado à sua rotina.

Ainda como parte dessa forma de aprendizado, totalmente focada na experiência do aluno, a Multivix dispõe de polos de apoio nos quais o futuro gestor de Tecnologia da Informação conta com encontros presenciais semanais (não obrigatórios), acompanhados por tutores e professores que intensificam a forma do aprendizado por meio de atividades colaborativas.

Qual o perfil de um Gestor de Tecnologia da Informação

A Gestão de Tecnologia da Informação tem passado por mudanças rápidas. Por isso o profissional que busca ir além do básico precisa de constante aprimoramento tanto no âmbito técnico quanto no âmbito pessoal e de gerenciamento.

Gostar de tecnologia é algo que precisa estar no DNA do profissional, já que o estudo das mudanças e dos avanços da TI precisam fazer parte do seu dia a dia.

No entanto, para alcançar o perfil que o mercado tem buscado, o gestor de Tecnologia da Informação também necessita desenvolver a capacidade de comunicar bem suas ideias e — já pensando em um cargo de liderança — ser capaz de mentorar talentos que façam parte da sua equipe.

Essas características têm ganhado cada vez mais relevância, principalmente pela intensa disputa por mão de obra qualificada, na qual os detalhes contam cada vez mais.

Por fim, em conjunto com essa demanda, também é importante ser ágil para conhecer e implementar mudanças de forma rápida, aplicando e testando novas ideias, mas sem perder as capacidades gerenciais de vista.

 

 

Nova call to action

Mais informações

Duração do curso: 2 anos (4 períodos)

Grau: Tecnólogo

Outras Informações

Matriz curricular

SAIBA MAIS!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, deixe o seu contato que lhe enviaremos um material com tudo o que você precisa saber sobre a Multivix.