PÓS-GRADUAÇÃO . EDUCAÇÃO

Educação de Surdos (Libras)

Duração 6 a 18 meses
Pós-graduação EAD na área de Educação

A pós-graduação em Educação de Surdos (Libras) repara profissionais para atuarem nos aspectos metodológicos, marcos legais da educação e projetos escolares com estudantes em condição de surdez ou que apresentam alguma deficiência auditiva.

Mensalidade

Quais conteúdos são estudados nesta especialização?

Os conteúdos do curso têm o objetivo de atender às exigências do Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei nº 10.436/02, designada à formação e capacitação de profissionais para exercerem funções efetivas na Educação de Surdos.

A partir disso, visa apresentar as principais estratégias de atuação com crianças com surdez ou deficiência auditiva, reconhecer as legislações e propostas pedagógicas e estabelecer projetos sociais para a educação desse público.

Por que escolher a pós-graduação em Educação de Surdos?

As questões sociais estão sendo cada vez mais debatidas e fortalecidas. Entre as temáticas pautadas está a inclusão social, que visa oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, como à educação. Diante deste cenário, uma das exigências para os meios educacionais e empresariais é que estejam preparados e capacitados.

Desta forma, a pós-graduação em Educação de Surdos (Libras) é uma especialização de extrema importância para a inclusão social. O profissional é qualificado com conhecimentos e metodologias direcionadas ao público específico, para que tenha domínio total ao se comunicar com a pessoa surda nos diversos ambientes sociais e promova um atendimento mais humanizado, como mediador dos processos de ensino e aprendizagem.

A formação apresenta conteúdos focados na importância da personalização do ensino, com materiais didáticos exclusivos para surdos e projetos que promovem uma educação de qualidade e inserção deste público tanto no âmbito educacional, quanto social. Visa formar profissionais capacitados para o exercício das funções docentes de acordo com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o intuito de aperfeiçoar a sua prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar. A partir desta especialização, você pode atuar de forma integrada em diferentes áreas da educação, como no ensino, tradução e interpretação em Libras, pois terá conhecimento sobre a singularidade linguística manifestada pelos surdos.

Quem é o público-alvo desta formação?

A pós-graduação em Educação de Surdos é recomendada aos professores da educação básica, supervisores e diretores escolares, além de graduados em qualquer área do conhecimento que têm interesse em atuar como tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Importante que tenham um domínio mínimo da metodologia.

Qual a grade curricular da especialização?

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Módulo I
Introdução a Pedagogia Bilíngue 60
Níveis de Áreas de Atuação 20
Introdução a Pedagogia Bilíngue 20
Bilinguismo 20
Módulo II
Língua Brasileira de Sinais 60
Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica 20
Libras como língua natural e Português como segunda língua 20
Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais 20
Módulo III
Cultura e Identidade Surda 60
Comunidade, Cultura e Identidade Surda 20
Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção 20
Estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS 20
Módulo IV
Educação de Surdos 80
História da Educação de Surdos 20
Literatura Surda 30
Escrita de Sinais 30
Módulo V
Políticas e Propostas Educacionais Direcionadas à Pessoas Surdas 80
Aquisição e desenvolvimento da linguagem para crianças surdas 20
Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue 20
Produção e Tradução de Materiais Didáticos para o Ensino de Surdos 20
Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda 20
Módulo VI
Empreendedorismo e liderança 60
O Empreendedorismo 20
Liderança e Gestão 20
Comunicação e Liderança – 20

Como está o mercado de trabalho para o educador de surdos?

  • Com o aumento da busca por medidas que integram acessibilidade e inclusão social nos mais diversos âmbitos, essa profissão ganha cada vez mais espaço. A expectativa é de que aumente as contratações de intérpretes em escolas, supermercados e grandes instituições.

  • Considerando os dados do IBGE, nos quais mostram que o Brasil tem cerca de 10 milhões de surdos, podemos concluir que o setor de ensino é um dos que mais demandam o profissional capacitado.

    Mas, esta especialização está apta a atuar em qualquer ramo que utiliza a linguagem de sinais, por isso, também pode encontrar oportunidades em palestras, seminários, reuniões técnicas, fóruns judiciais, segmentos de televisão e muitos outros.

    Segundo a pesquisa do portal Salário em parceria com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o teto salarial da categoria pode chegar a R$ 2.643,32.

    Por que estudar na MULTIVIX é a sua melhor opção?

    A educação é o pilar principal de qualquer ser humano, por isso, o acesso a ela deve ser um direito de todos. Visando destacar a importância da inclusão social, principalmente no âmbito educacional, a MULTIVIX agrega em sua grade de cursos formações que têm o objetivo de capacitar profissionais para que atuem com as habilidades necessárias em projetos de acessibilidade, como a Educação de Surdos.

    Desta forma, a pós-graduação apresenta uma ementa exclusiva e com os principais conceitos, além de um corpo docente especializado na área, formado por professores, mestres e doutores, aptos a contribuírem significativamente com a sua formação.

    Você ainda contará com um grupo de tutores capacitados para quaisquer orientações que você precisar durante o curso, que será aplicado pelo modelo Ensino a Distância (EAD). Seu processo de aprendizagem será de acordo com a sua rotina e planejamento.

    O formato é regulamentado pelo Ministério da Educação e o seu diploma será válido em todo o território nacional.

    Faça a sua pós-graduação em Educação de Surdos na MULTIVIX!

    Tenha uma das melhores faculdades do Brasil no seu currículo.

    Quero receber informações e promoções exclusivas da Pós Multivix!

    Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

    Estou aqui para te ajudar!